domingo, 20 de novembro de 2011

Devemos lembrar de Zumbi só no 20 de novembro?

De acordo com a Resolução  do CNE de Nº 07 de 14 de dezembro de 2010, não podemos deixar o trabalho relacionado as etnias, apenas para momentos de datas comemorativas.

NO Art. § 3º está a obrigatoriedade de trabalhar durante todo o ano letivo a história e cultura indígena e afro-brasileira construindo assim um conhecimento global das nossas origens. Devemos lembrar de Zumbi do Quilombo dos Palmares não só apenas hoje mas quando vemos principalmente o nosso marginalizados nas ruas sem ter comida, lar, família...herança de uma libertação que ainda não existiu de fato. "Negros" livres mas muitos sem dignidade, sem espaço, rotulados pela cor da pela .

Infelizmente vivemos num país que é obrigatório declarar a cor  e raça quando não no registro de nasciemento nos preechimentos de fichas como as de matrículças nas escolas que tem por obrigação formar cidadãos. Que cidadãos? Classificados e catalogados pela cor da pele? Não, há quem diga que foi a forma que encontramos dos "afro-descendentes" terem acesso as universidades! É mole!!!!!!! Vamos alertar colegas professores e não deixar de se preparar apenas para o festival, todo o dia é dia de índio, da consciência negra,de lembrar que somos uma mistura de gente, que como diria o professor e historiador Ezael Vieira, mistura de seres pensantes com direitos e deveres iguais perante a nossa Carta Mágna, que é a Constituição de 1988.

Mas se ainda sim, alguém precisar tornar vivo Zubi nesses próximos dias tenho uma indicação de um Blog que tem algumas sugestões de atividades. Talvez sirva para o próximo ano ou   para trabalhar em qualquer momento do ano letivo de acordo com o planejamento de cada profissional. Estou falando do  Blog http://professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com/
Lá você vai encontrar muitos textos, sugestões de atividades, vídeos como o de Chico Buarque falando sobre racismo e como este de contação de histórias: OS REIZINHOS DO CONGO:

http://youtu.be/gIQpDP8VGFc







Nenhum comentário:

Postar um comentário